Delivery no Brasil: Competitividade saudável contribui para crescimento do setor

  • 17/09/2024
(Foto: Reprodução)
Players como a Delivery Much têm crescido ao apostar na descentralização O mercado de delivery, que registrou um aumento exponencial durante a pandemia da Covid-19, segue a expandir no Brasil. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), houve um crescimento de 7,5% a 8% do segmento em 2023, alcançando um valor de mercado de R$38 bilhões. No entanto, um dos cenários desafiadores para os empreendedores é a falta de concorrência, já que o mercado de food delivery no Brasil é altamente concentrado. Para os empreendedores que desejam atuar nesse setor, driblar a concorrência pode ser um desafio. Por isso, o ambiente regulatório também tem sido um fator importante para equilibrar a competição. Recentemente, medidas foram tomadas para impedir práticas que limitam a concorrência, como contratos de exclusividade entre plataformas de entrega e grandes redes de restaurantes. Isso abre espaço para a diversificação de opções no mercado, promovendo uma concorrência mais saudável, porém ainda não é suficiente. A competitividade registrada no Brasil difere de outros mercados mundiais, como os Estados Unidos e a Europa, onde grandes players do setor de delivery coexistem de forma mais equilibrada. Com a concorrência saudável, diversas empresas têm o espaço de atuar e oferecer variedade nos serviços ofertados ao consumidor. Benefícios da concorrência saudável no delivery brasileiro Quando há um equilíbrio saudável entre os players do mercado, os consumidores se beneficiam de uma maior variedade de escolhas, melhores preços e serviços de qualidade. No entanto, a falta de concorrência pode levar à formação de monopólios, o que traz uma série de riscos para lojistas que acabam dependentes de uma única fonte, para o consumidor e para a economia. Um dos principais riscos de um monopólio no setor de delivery é a perda de variedade de escolha pelos clientes. Em um mercado dominado por poucas ou apenas uma empresa, as opções e ofertas para os usuários se tornam limitadas, o que afeta a diversidade de serviços, promoções e restaurantes disponíveis. Pedro Judacheski, CEO da Delivery Much, comenta que o monopólio é prejudicial, também, para os restaurantes, que ficam reféns de plataformas específicas para se manter no mercado. — A quantidade de restaurantes presos a um único app de delivery é preocupante, sem outras opções a não ser criar o próprio aplicativo ou vender informalmente pelas redes sociais. O cenário ideal é o da concorrência saudável, com o lojista realmente livre para escolher os aplicativos onde quer vender, controlar o preço e oferta de seus produtos, negociar as taxas e explorar os benefícios de cada plataforma. E no fim das contas, essa liberdade beneficia a própria economia do país e o mercado de delivery, pois o consumidor tem mais opções, o dono do restaurante aumenta seu lucro e o setor se reinventa constantemente — avalia Pedro. Delivery Much surge como alternativa Para oferecer um contraponto às práticas de delivery atuais, a Delivery Much surge como uma alternativa que estimula o empreendedorismo e a competitividade saudável no mercado. A empresa tem se destacado entre os players do mercado ao adotar uma proposta inovadora: ao invés de centralizar suas operações em grandes centros urbanos, a franquia foca em cidades pequenas e médias do Brasil, o que democratiza o acesso aos serviços de alimentação. A estratégia tem rendido resultados promissores. Hoje, a Delivery Much ocupa a liderança entre as franquias de app de delivery do Brasil, e já está presente em 14 estados. Ainda, ocupa a liderança em mais de 100 cidades, e é a plataforma mais bem avaliada em lojas de aplicativo. Muito além de atender os clientes com inovação e qualidade, a empresa oferece uma rede de apoio para seus franqueados, permitindo o crescimento sustentável dos empreendedores que participam deste ecossistema. — Eu posso dizer que é justamente pelo relacionamento humanizado que o nosso modelo se diferencia da concorrência. O franqueado Delivery Much é muito mais do que um parceiro comercial, ele é um mentor, sempre disponível para ajudar os restaurantes, supermercados e farmácias a prosperarem. É esse cuidado genuíno que coloca o franqueado no centro do nosso sucesso e nos impulsiona a transformar cada economia local em que operamos— explica Pedro. Com o perfil colaborativo estabelecido pela franquia, o Delivery Much aposta em um modelo “ganha-ganha”, em que todos prosperam: a plataforma, o franqueado, os restaurantes e o cliente final. Ainda, a franquia foca em crescer principalmente em cidades que têm entre 10 a 150 mil habitantes, localidades em que a proximidade e o conhecimento do cenário regional fazem toda a diferença para a fidelização dos clientes. Por ser uma empresa de tecnologia que prioriza a humanização entre as relações, outro potencial da Delivery Much é o uso da inovação para permitir que restaurantes e clientes ganhem tempo e agilidade na rotina. Por isso, a empresa aposta em oferecer tecnologia de ponta, praticidade, intuitividade e um sistema de pagamentos integrados. A empresa também tem apostado em novidades, como a Much+, que permite a compra de cupons aos usuários, e o supermercado integrado — um investimento feito numa parceria com o player catarinense OSuper, que permite a compra de itens do dia a dia. Franqueados têm a oportunidade de empreender Para os franqueados Delivery Much, há a possibilidade de empreender ao investir em marca consolidada no mercado, com 13 anos de história e expertise no mercado alimentício e um alto potencial de retorno. É possível garantir uma franquia por um valor inicial a partir de R$ 18 mil, sendo que metade do valor é reinvestido em marketing. — Eu costumo dizer que a franquia Delivery Much é uma oportunidade de mudança de vida: para o franqueado e para as pessoas impactadas pelo negócio. De um lado, temos o empreendedor que conquista liberdade e independência financeira; e, do outro, o mercado de delivery aquecido, gerando vendas, demandas e empregos. O nosso empreendedor já fecha contrato sabendo que será agente de mudança e isso não tem preço! — comenta Pedro. Os empreendedores que toparem esse desafio contam com o benefício de uma franquia digital, sem custos com aluguel, funcionários ou estoque. Além disso, a franqueadora oferece suporte de inovação e marketing, permitindo o foco total na gestão comercial e operacional do negócio. Acesse o site da Delivery Much para conhecer todos os diferenciais da empresa.

FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/delivery-much/noticia/2024/09/17/delivery-no-brasil-competitividade-saudavel-contribui-para-crescimento-do-setor.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes